O Sistema de Gestão da Qualidade do Ar (AQMS) é uma importante ferramenta de apoio a estratégias locais de melhoria da qualidade de vida, de proteção da saúde pública e de aumento da sustentabilidade.

O objetivo principal é analisar os riscos ambientais associados à poluição do ar, através da avaliação contínua de indicadores e de índices, tais como:

  • Índice local de incidência aguda- regista a presença de concentrações elevadas de partículas num período determinado de exposição.
  • Índice local de exposição prolongada- regista a  exposição prolongada a concentrações de químicos ou partículas atmosféricas.
  • Índice de sustentabilidade climática- analisa as questões locais com impacte do ponto de vista climático.

Esta plataforma contém ferramentas de interação, participação e exploração para utilizadores com perfis diferenciados.

O sistema de gestão de qualidade do ar tem uma ligação ao sistema de monitorização de tráfego em tempo real que permite a melhor identificação dos padrões de emissão de poluentes.

Para além da plataforma web, a ferramenta está preparada para aplicações móveis, podendo o utilizador verificar em tempo real a qualidade do ar da sua localização e/ou reportar ocorrências de situações com potenciais impactes ao nível da qualidade do ar.